12 de novembro de 2010

A caneta Ungida - IURD



3 de novembro de 2010

Jefté Sacrificou sua filha ?

Juízes 11:30-40

Base para a Suposta Contradição Bíblica:
Juízes 11

30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,

31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.

32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.

34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.

Desenrolar do Fatos



35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.

36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

Explicação DF

Um tema delicado: Jefté ofereceu realmente sua filha em holocausto? Há duas correntes de pensamento a respeito deste assunto: a primeira, defende que houve o sacrifício da vida da jovem, mas que o voto que gerou esse fato foi impensado e que Deus, apesar de dar a vitória a Jefté, não aceitou o sacrifício (que assemelhava-se ao usado no culto pagão). A segunda defende que esse sacrifício deve ser compreendido à luz do conceito posteriormente desenvolvido pelo apóstolo Paulo – de que todos devemos nos oferecer a Deus como sacrifício vivo (Rm 12.1). Vendo a passagem por este ângulo, é possível entender que Jefté tenha oferecido sua filha ao Senhor para serví-Lo em Sua casa pelo resto de sua vida, permanecendo virgem. Somente entenderemos a amplitude desse sacrifício considerando-o no contexto judaico daqueles dias. As várias linhagens e as famílias que delas faziam parte constituíam o centro da vida social.
CONCLUSÃO:
Jefté não sacrificou teoricamente a sua filha, mas deu ela em sacrificio, tornando-a "Sacrificío Vivo", Jefté destinou sua única filha para o serviço do Senhor com o voto de castidade perpétua, o que significaria o fim de sua própria linhagem dentre os filhos de Israel, que não deixa de ser um sacrificío, pois a mesma não pode se casar, nem se relacionar com varão, com isso sem dar segmento a linhagem de sua família, dedicou-se pelo resto de sua vida a Obra de Deus.

BASE BÍBLICA :

Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha "virgindade", eu e as minhas companheiras.

E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a "sua virgindade" pelos montes.

E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; "e ela não conheceu homem"(O sacrificio); e daí veio o costume de Israel,