2 de março de 2009

O que é um Falso Profeta?


Tudo indica que estamos vivendo os últimos, e o que a palavra de Deus menciona é que esses últimos tempos seriam tempos de apostasia.
1 TM 4;1
MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
E com isso surgem homens denominados profetas, procurando desviar os Filhos de Deus do verdadeiro caminho, o que nos leva a os reconhecerem, abertamente como "Falsos Profetas"
“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” é queridos Mateus 7:15

Primeiramente vamos ao um fato básico ao que é apostasia(Aguarde daqui alguns dias uma matéria completa sobre o Significado apostasia):
O que é um apóstata?
Em primeiro lugar devo esclarecer, que um apóstata é diferente de um ímpio, impio é aquele que jamais viveu ou buscou viver o caminho da verdade, aquele que não conhece, que não esteve em nosso meio, que vive no caminho de mentira e engano, conheceu o caminho através de um servo vaso de Deus, mas de ínicio já o Rejeitou sem nem ao menos se dar o trabalho de tirar a saber ou conhecer, de cara quando ao seu conhecimento rejeitou os caminhos de Deus, ao contrário de um Apóstata,
o apóstata
já conheceu o caminho,inclusive até viveu por algum tempo na luz mas por opção própria resolveu destrilhar-se do caminho, tomando um rumo oposto
ao até então vivido. O apóstata inclusive é mais perigosos aos novos convertido do que o ímpio, por que quando ele apostata da Fé ele procura levar consigo outros,uma vez que ele conhece a palavra e usa dela para distorcendo sua real verdade, com aparência de sabedoria, desencaminhar o novo convertido ou mesmo pessoas de uma longa caminhada porém Bebês na fé, arrastando-os para seu caminho de apostasia. Com isso também devemos ressaltar, que há difrença entre o apóstata e o cristão afastado(e não desviado como é chamado), o Cristão afastado é aquele que tem a sua fé enfraquecida na maioria das vezes devido aos problemas e dificuldades enfrentados, com os quais não soube lidar,que acabou caindo na mornidão. O Cristão afastado ele não quer levar ninguém com ele, apesar de parecer, no princípio de seu afastamento expressa a sua revolta para os irmãos da Fé,mas sem intenção de os afastar. Ele só não quer ouvir falar de Jesus e por isso foge, diferente do apóstata que tem intenção de desviar irmãos da Fé para o seguir em seu falso caminho, ele procura pessoas que falam de Jesus, para com sua falsa aparêcia de sabedoria, se utilizar da Bíblia para contradizer a própria Blíblia, ou distorce-la de forma cair na Heresia por ele pregada como uma verdade. Apostatar é conhecendo o Caminho, tomar um rumo totalmente oposto a ele. Vamos ao estudo do tema.....
.
.
Talvez você já deve ter entrado em uma bela galeria de artes e teve o privilégio de apreciar as lindas obras de Michelângelo, Portinari, Picasso e tantos outros ícones da arte plástica. Realmente é gratificante o trabalho que estes artistas legaram à humanidade. Mas se porventura, você entrasse em uma galeria que ao invés de expor obras de artistas, fosse o lugar onde você pudesse observar obras de pessoas que se diziam inspiradas e guiadas por um ser superior? E se essas mesmas pessoas alegassem ter sido levantadas por Deus como profetas para restaurar na religião cristã algo que alegam ter sido perdido com uma suposta apostasia? Mas se ao invés disso, você descobrisse que tais indivíduos só produziram heresias levando milhares de pessoas para o inferno com seu falso evangelho? Teria você curiosidade em saber quem são eles? Se a resposta for sim, então, por favor, nos acompanhe...


O Que é um Profeta?


A palavra “profeta” vem do grego “prophetes”, e significa “falar antes”, é uma denominação que se dá ao fenômeno pelo qual em algumas religiões, a revelação de uma divindade ou de seus ensinamentos quanto ao passado, presente ou futuro, é atribuída à palavra falada ou escrita de um ou mais indivíduos tidos como “profetas”, “iluminados” ou “inspirados”. Profeta é quem, inspirado pela divindade ou convencido de estar possuído por uma entidade espiritual superior, fala em nome da mesma e transmite sua mensagem. Assim, a figura do profeta perde seu significado essencial quando é reduzida ao poder de predizer o futuro, o que não constitui mais do que um elemento acessório de sua missão.

Desde suas origens, a autoridade do profeta adquire teor ao mesmo tempo religioso, político e moral.

Os Falsos Profetas:

Os falsos profetas, mesmo que não concordem com uma afirmação surgem sempre como reacionários contra a religião dominante ou contra uma denominação religiosa. Considerando corrupta, corrompida ou insatisfatória sua religião ou denominação, organizam movimentos, princípios, doutrinas, regras e normas que satisfazem, levando muitos outros consigo. Comumente se dizem “escolhidos” por Deus para uma missão especial; considerando-se “canais” a quem a divindade usa para transmitir a sua mensagem e têm sempre uma “revelação especial” que as pessoas precisam ouvir. Não há como definir uma quantidade exata destes pseudoprofetas, haja vista, a enorme quantidade de religiões (cerca de duas mil) e as inúmeras seitas (mais de dez mil) em todo o mundo. Devemos levar em consideração ainda o aumento contínuo a cada ano de novos movimentos religiosos, o que torna quase impossível um catálogo exato. Mas por ora, ficamos aqui com as principais.


Mas antes de você entrar...


CUIDADO

A Bíblia adverte:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...” Mateus 24:11

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Mateus 7:15

“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” II Pedro 2:1

Como devemos agir em situações, em que surgem novas doutrinas e diferenças da que já conhecemos, como supostas revelações?

Primeiramente subemetendo-as a Luz da Bíblia,A Verdadeira palavra de Deus, depois.....
Fala Senhor, através da vida de João......: Como é pra fazer João?

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”
I João 4:1



O Estudo continua........Queridos Não percam a Segunda Parte " A Galeria dos Falsos Profetas", e saiba quem são Eles, em nossa próxima matéria.

No mais amados, abraço a todos Fiquem na Paz do Senhor. E não deixem de meditar nas escrituras,a direção do maravilhoso Pai aos seus filhos!!

Do irmão e servo Victor Silva a todos c0-herdeiros das promessas do Senhor.

2 comentários:

Unknown disse...

Primeira mente queor agradecer a Deus depois a voçê querido Victor Silva gostei muito da sua mensagem sobre o falso profeta e quero te agradecer por que se não vosse partes da sua mensagem eu não conseguiria ser comentarista da minha igreja nas escolas dominicais.

Giba disse...

Muito vago! Talves se você colocasse textos biblicos auxiliando na identificação do falso profeta talves seu texto seria mais rico.