9 de setembro de 2009

História do Unicismo- A grande Heresia praticada em algumas igrejas


HISTÓRIA DO UNICISMO MODERNO Ou RETORNO DA VELHA HERESIA SABELIANA

Essa doutrina surgiu em uma reunião pentecostal das igrejas Assembléias de Deus realizada em abril de 1913, em Arroyo Seco, nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, numa cerimônia de batismo. O preletor, R. E. McAlister, disse que os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e quando as pessoas ouviram isso ficaram atônitas. McAlister foi notificado que seu ensino possuía elementos heréticos. Ele tentou esclarecer sua prédica, mas ela já havia produzido efeito. Um de seus ouvintes era John Sheppe que após aquela mensagem, passou uma noite em oração, refletindo a mensagem de McAlister e concluiu que Deus havia revelado o batismo verdadeiro que seria somente em nome de Jesus. Também Franck J. Ewart, australiano, adotou essa doutrina e em 15 de abril de 1914 levantou uma tenda em Belvedere, ainda nos arredores de Los Angeles, e passou a pregar sobre a fórmula batismal de Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegou à conclusão de que o nome de Deus seria então somente o nome Jesus.

É verdade que o batismo somente no nome de Jesus era praticado por pastores pentecostais como Howard Goss e Andrew Urshan, mas foi somente com Franck J. Ewart que o batismo em nome de Jesus desenvolveu teor teológico próprio. Assim, em 15 de abril de 1914, Franck J. Ewart e Glenn Cook se batizaram mutuamente com a nova fórmula. Esse movimento começou então a crescer em cima dessa polêmica e ficou conhecido por vários nomes como: Nova Questão, movimento Somente Jesus, o Nome de Jesus, Apostólico, ou Pentecostalismo Unicista.

A essência da doutrina unicista é a centralização no nome de Jesus. Os teólogos unicistas entendem que a expressão em nome, de Mateus 28.19 referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo são apenas nomes singulares de Jesus. Assim, o que parecia ser apenas uma polêmica referente à fórmula batismal resultou na negação da doutrina da Trindade. Os unicistas não aceitam a pluralidade de pessoas na unidade Divina, qualquer referência à idéia de Trindade eles interpretam como sendo várias manifestações de Deus ou de Jesus. Logo não são contra a Trindade pelo fato de não crer que Jesus seja Deus, mas ironicamente pelo fato de crer que Deus é só Jesus.




    
 O que Diz o Unicismo?

O Unicismo diz que Jesus é Deus Pai e é o Espírito Santo.....

                     Será???
Dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estes três compartilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estes três são o único Deus.

Há muitos cristãos evangélicos que consideram o movimento Pentecostal Unicista (também conhecido como "Só Jesus") como um movimento cristão evangélico. A realidade é que este movimento está muito longe de ser considerado como cristão; está mais para uma seita. Uma das definições teológicas de seita é: Qualquer grupo que se desvia das doutrinas fundamentais do cristianismo, como a Trindade, a divindade de Jesus Cristo e a salvação pela graça, através da fé em Jesus Cristo somente.

Os maiores grupos o melhores conhecidos que compõem o movimento Pentecostal Unicista são:

• Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus
• Igreja Pentecostal Unida
• Igreja Pentecostal da Fé Apostólica
• Igreja Evangélica Cristo Vive (Miguel Angelo)
• Outros grupos independentes que também crêem na unicidade de Deus, como por exemplo, a Igreja Voz da Verdade, Pentecostal Unida do Brasil, Tabernáculo da Fé, Igreja de Deus do Sétimo Dia etc.

Os pentecostais unicistas negam uma doutrina fundamental do Cristianismo: a doutrina da Trindade.

Este artigo foi escrito exclusivamente para alertar ao corpo de Cristo acerca deste movimento sectário e demonstrar à luz das Escrituras como os Unicistas estão equivocados sobre a verdadeira natureza de Deus. Seguimos a orientação de Judas 3, que nos exorta a lutar ardentemente pela fé que uma vez por todas foi dada aos santos.


O ARGUMENTO UNICISTA

A doutrina unicista está baseada no entendimento de duas verdades bíblicas. Estas bases bíblicas são usadas como fundamentos sobre o ponto de vista que tem de Deus e Jesus Cristo. A primeira verdade bíblica é que há somente um Deus e que Jesus é Deus. Destas duas verdades, os Unicistas deduzem que Jesus Cristo é Deus em sua totalidade, sendo assim, Jesus tem que ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo, rechaçando a doutrina da Trindade.


O ARGUMENTO TRINITÁRIO
A Igreja, através dos séculos, sempre ensinou que dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estás três pessoas compartilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estas três são o único Deus.

A teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai encarnado, e que o Espírito Santo é Jesus Cristo também. Estes ensinamentos são o pilar da teologia unicista. Vejamos se esta noção está em harmonia com as Escrituras.


PRINCIPAIS GRUPOS UNICISTAS MODERNOS

-Igreja Evangélica Voz da Verdade (IEVV);
-Igreja Só Jesus;
-Igreja Local (Witness Lee)
-Adeptos do Nome Yehoshua e Suas Variantes;
-Tabernáculo da Fé.
-A Voz da Pedra Angular (Willian Soto Santiago)
-Ministério Internacional Creciendo en Gracia
-Igreja Cristo Vive (do apostolo Miguel Ângelo)
-Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus
-Igreja Pentecostal da Fé Apostólica
-Pentecostal Unida do Brasil,
-Igreja de Deus do Sétimo Dia
-Cruzada Paz Celestial,
-Evangélica Apostólica,
-Comunidade Pentecostal Beneficente Cristã,
-Primitiva do 7º dia,
-Tabernáculo de Deus,
-Pentecostal Novo Nascimento em Cristo e outras...


A teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai encarnado, e que o Espírito Santo é Jesus Cristo também. Estes ensinamentos são o pilar da teologia unicista. Esta noção, se dá pra assim chamar, será que está em harmonia com as Escrituras??
   
 Isso é o que nós veremos nas próximos próximos artigos do "Defensor da Fé". 

Victor Silva

8 comentários:

Anônimo disse...

Abençoados, não se preocupem é só mais um Filho do Diabo!!
Volta,volta eles aparecem!!
Mas que nada um dia eles serão de Jesus.
Oremos pelos acometidos de cegueira Espiritual.

Cleiton disse...

Nunca li a bíblia mal passei em porta de igreja, nunca botei fé em religião só tenho Deus uma certeza que aqui no inferno até o diabo tem perdão vai pra cima, que todo homem merece misericordia a graça de nossa senhora aparecida. O Detento puxando 4 de ponta revezando seu sono atrás das grades, enquanto uns dormem outros sonham com a liberdade. O moleque com a mão estendida querendo um pedaço de hot dog. Se contentando ficando feliz com o resto da sua fanta, apenas um gole. O mano hiv positivo na cama do hospital. Ou o deficiente sem sorriso, que sonha com sua moede de 5, 10, 25 qqqr real se segura na mão de Deus de vai. Diz o verso da canção, mansão iate ouro dólar são em vão preto ou branco pobre ou rico. Pro buraco só leva o caixão. 180 por hora passou estilo carro de corrida. Pacoteira no bolso o honda civic estalado de cocaina, o perfil do

Marcelo Leão disse...

Aí é que esta Cleiton, o mundo se encontra grandemente assolado, por causa da maldade humana que procuro sair e desvirtuar os caminhos do Senhor. Se pararmos para ler a Bíblia, veremos que na Bíblia nada é pra nos prejudicar, mas um real manual de conduta para o bem do Homem!
Mas vamos Refletir como o Victor até escreveu em outra postagem,"se existe bem, existe também o mal, e se existe o bem e o mal logo existe um Senhor do Bem e um Senhor do mal!!"

Victor Silva disse...

Irmão vamos refletir um pouco
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."
2Ti 1:12

Cleiton, vocês muitas vezes nos chamam de escravos, de limitados. Quando se pararmos pra pensar veremos que escravos na verdade são é você, são escravizados pelo sistema do mundo de se preocupar a respeito do que os outros pensarão a seus repeito, por isso é tão dificel tomar a Cruz de Cristo e seguir na Verdade do evangelho.
A Paz e a Alegri esta sobre nós e por isso não nos preocupamos de seguir a Cristo não importa o que vão dizer ou pensar!!

Roberto disse...

Pedro se vc ñ leu como sabe q é história e comentário?!?!?
Assume q leu.....

Queria saber uma coisa:
Pq só a versão q vcs " pregam " é a correta???
Qual a diferença da versão católica., da espírita? Entre tantas outras q ñ iriei falar....

Eliezer Calixto disse...

Eliezer
Klixt@hotmail.com

Esqueceu de umas das mais igreja que prega a unicidade.
A Igreja de Deus No Brasil
JESUS!!
O todo Poderoso, que faz milagre.
Todo o joelho irá se dobra!!

Jairo H. Meira disse...

Eu li a exposição ai do querido Victor, chamando de heresia a doutrina da Deidade de Cristo. Acho que esse debate vale a pena, porque assim como o Victor crê que Existe três pessoas em Deus, outros crêem que existe apenas um pessoa que se manifestou de três forma distintas. E todos baseados na Bíblia. É bom o debate bíblico, sem "achismo" intepretando a Bíblia pela própria Biblia. Só não podemos chamar de heréticos aqueles que crêem na existencia de um Unico e Verdeiro Deus. Trindade e Unicismo, são linhas teológicas, O importante é que creamos na existencia de um Deus Soberano, Eterno,Misericordioso, Salvador, Redentor, Principe da Paz.

Jesus está Voltando disse...

Amados Irmãos, soubemos que na Bíblia esta escrito que o Senhor Jesus Cristo é o ÚNICO Deus, refletimos um pouco: No no evangelho de João 1:1 está escrito que: ´´No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.´´ Conclui-se até aqui que o Verbo é Deus. No Capítulo 14: ´´E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..´´ O Verbo que é Deus habitou entre nós. Continuando sabemos também que Jesus Cristo habitou no meio de nós, concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo, conclui-se que o Verbo que é Deus, que habitou entre nós é o próprio Senhor Jesus Cristo. Outra afirmação QUE Jesus é o próprio Deus encontra-se em João 14:8 ´´Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Versículo 9:´Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido Felipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?´ Observa-se que quanto O Senhor Jesus Cristo responde a Felipe dizendo que quem o vê, vê o Pai, é mais uma testificação de que Deus (o Verbo), está em Jesus Cristo. Conclui-se que em João 10:30 Jesus Diz: ´Eu e o Pai somos um´. Com este Versículo eu deixo para vós refletir não no que o Homem fala, mais crer e a acreditar na Bíblia Sagrada, que está escrito Na Bíblia: Passará o céu e a terra , mas as minhas (palavras do Senhor Jesus), não passarão. Vigiemos e Oremos, pois não sabemos o Dia em que O senhor Jesus virá sobre a face da terra, buscar o seu povo escolhido. Fiquem na Paz do Senhor Jesus.